Resenha: Brian Eno :: “Reflection” - Top Songs

Resenha: Brian Eno :: “Reflection”

“Reflection”, novo álbum de Brian Eno, foi lançado no primeiro dia do ano.

Da Redação, 15/01/2016

Ficha:
Álbum: “Reflection”
Artista: Brian Eno
Gênero: Ambiente, Experimental
Data de lançamento: 01/01/2017
Gravadora: Warp
Metacritic: 76/100 (16 críticos)
Classificação Top Songs:

​Resenha:

No primeiro dia do ano, Brian Eno apresentou o atmosférico Reflection (2017). Lançado poucos meses após o bem recebido “The Ship” (2016), disco marcado mais pela experimentação e uso atípico da voz dentro dos trabalhos do produtor, o novo disco segue a regra de obras recentes como “Lux (2012)”, usando lentas sobreposições de melodias e alguns temas eletrônicos como base da extensa e única composição do disco.

Mas esse tipo de método que Eno adora neste trabalho está longe de ser uma novidade dentro de sua discografia, o trabalho de exatos 54 minutos de duração parece se inspirar muito no experimento produzido pelo artista em meados da década de 1980, “Thursday Afternoon” (195), que também trata-se de uma faixa única, com precisamente 60:56 minutos de duração.

Em “Reflection” podemos perceber uma releitura de conceitos e temas minimalistas dos antigos trabalhos de Eno, com passagens de registros já explorados pelo aclamado artista, referência em obras ambientais.

Segundo o próprio artista, o novo trabalho é mais que "música ambiente", o poder dos 54 minutos de Reflection, a faixa-título do novo lançamento, é "regenerativo" e "estimulante do pensamento". Na única peça do álbum, Eno oscila sons de sintetizadores que vão aumentando e diminuindo sua intensidade, ora repostas por novas, mas sempre diferentes das anteriores de forma demasiadamente sutil.

Em um intervalo de quase uma hora, o produtor britânico traz um registro sem excessos e sensível.

Ouça abaixo o disco:

E você, o que achou do álbum? Comente!

Comentários